O meu preferido é o de palmito com alho poró. É um prato mais elaborado, mas não é difícil de fazer, só demanda uma certa atenção maior porque tem que mexer o tempo todo.
Uma receita ótima para esses dias mais frios que a gente acaba dispensando a saladinha e partimos para uma receita mais quente ...
Então preparem os braços e vamos a receita....
Ingredientes:
- 2 copos de arroz arbóreo ou carnaroli ( arroz próprio para risoto);
- 1 cebola picada;
- 1 copo de vinho branco seco;
- 2 tabletes de caldo de legumes dissolvidos em 2 litros de água quente;
- 1 vidro de palmito picado;
- 1 alho poró picado;
- 2- colheres de manteiga;
- Queijo parmesão ralado.
Modo de fazer:
Em uma panela aqueça 1 colher de manteiga e a cebola, deixe fritar. Adicione o arroz, mexa bem e deixe fritar. Coloque o vinho branco e mexa constantemente até o álcool da bebida evaporar. Assim que o álcool evaporar e o arroz estiver mais seco comece a acrescentar as primeiras conchas do caldo quente. Coloque sempre duas conchas de uma vez e mexa constantemente. Agora você não deve parar de mexer. Vá acrescentando as conchas de caldo quando a água for secando. Acrescente o alho poró e o palmito e continue mexendo. Vá experimentando o arroz e observando a textura, o ponto do arroz deve ser al dente. Nessa etapa o arroz já triplicou de tamanho. O risoto não deve ficar seco, e sim papado e cremoso.
Acrescente a outra colher de manteiga no centro da panela e vá mexendo em volta, de modo que a colher não encoste na manteiga, ela vai se desfazendo à medida que você for mexendo.
Sirva imediatamente com queijo parmesão ralado ( é um prato que deve ser servido quente).
Amei a sua receita, não é complicada e acrescentei Gorgonzola.
ResponderExcluirQuitéria e Murilo