terça-feira, 3 de setembro de 2013

O Bolo da vez....


O Naked Cake, ou Bolo nú, é o queridinho do momento.
 Tchau pasta americana, glacês  e coberturas, a moda agora é pelado, sem cobertura e com o recheio à mostra. A decoração é a peça chave. Flores, frutas, chantily e cremes são essenciais na hora de decorar. É mais uma opção para quem quer inovar na hora de escolher um bolo para uma festa. Sem contar na aparência rústica que dá todo um charme na decoração.











segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Creme de Brócolis com mandioca...


Quem é vivo sempre aparece!
Depois de um longo e tenebroso sumiço eu apareci, com 3 quilos a mais ganhos nas férias :/
Agora é a hora de correr atrás do prejuízo! Faz umas 3 semanas já que estou controlando a alimentação e praticando exercícios! O sumiço vem daí, como que estou proibida de comer algumas coisas, eu não tenho testado receitas novas! Hoje fiz um creme de mandioca com brócolis. Vi a receita em um site de dieta,  e tinha vários caldos detox, esse resolvi testar e não é que ficou muito bom!
Anota ai a receita.

Ingredientes:
- 4 pedaços de mandioca;
- meio maço de brócolis ( eu coloquei com talo e tudo);
- 2 dentes de alho picados;
- 1 cebola cortada em 4 partes;
-2 colheres de sopa de azeite;
- 1 sachê de caldo de legumes;
- sal a gosto.
- salsinha a gosto.

Modo de Fazer:
 Em uma panela de pressão refogue os 2 dentes de alho e a cebola com 2 colheres de azeite, em seguida adicione a mandioca e o brócolis, coloque o sache de legumes e o sal a gosto, cubra os legumes com água e cozinhe na pressão por 15 minutos. Bata no liquidificador junto com a salsinha e volte para a panela, deixe ferver por 5 minutos e está pronto. Fica bem gostoso, na hora de comer eu coloquei umas gotinhas de azeite por cima e deu um toque especial. Espero que tenham gostado.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Panqueca Integral de abobrinha...


Demorei mas voltei!!
Abobrinha é uma das coisas que comecei a gostar faz pouco tempo, sim, há poucos anos ( e é a mesma coisa com bacalhau,salada de maionese, vinagrete...loucura né? hoje eu adoro tudo isso) e como tenho que dar um fim nos quilos a mais ganhos nas férias hoje fiz uma receita bem leve.
Uma receita super, ultra rápida, acho que não demorei meia hora para fazer. Então para quem gosta de receitas rapidinhas, essa é uma delas. E quem não gosta de farinha integral pode substituir pela farinha branca, sem problemas.
Vamos  a receita...

Massa:
- 1 ovo;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 1 pitada de sal,
- orégano a gosto;
- 200 ml de leite;
- 1 xícara de farinha integral;
- 2 colheres de sopa de aveia em flocos.

Recheio:
- Meia cebola pequena cortada em cubos;
- 1 colher de sobremesa de alho picado;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- Meia abobrinha cortada em tiras;
- sal a gosto;
- pimenta do reino a gosto
- 200 ml de leite;
- 1 colher de sopa de farinha.
- 100 g de queijo parmesão ralado.

Modo de Fazer:
Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Frite as panquecas em uma frigideira redonda, anti aderente. Essa receita rendeu 8 massas.
Em uma panela frite a cebola no azeite, em seguida adicione o alho. Adicione a abobrinha cortada em tiras e refogue. Coloque o sal, a pimenta do reino e deixe refogar e murchar bem. Dissolva 1 colher de farinha em 200 ml de leite e adicione no refogado. Mexa bem  e deixe cozinhar sempre mexendo. No final, coloque o queijo parmesão  e mexa.
Recheie as massas com a abobrinha e sirva.


quarta-feira, 24 de julho de 2013

Batata Rosti ou Batata Suíça!


Ontem resolvi fazer uma coisa que tinha vontade de fazer faz tempo! A tal da Batata Rosti ou Batata Suíça.
É uma batata recheada diferente. E o melhor, você pode colocar o recheio que quiser e fazer várias combinações.

Eu fiz de presunto e queijo e de calabresa com queijo, mas você pode colocar frango, só queijo, requeijão cremoso, carne, ou seja, o recheio que você preferir! Gostei bastante do resultado, ficou uma delícia!

Vamos a receita:

Ingredientes:

- 5 batatas grandes descascadas;
- sal a gosto;
- 2 colheres de sopa de óleo;
Recheio:
-  Mussarela ralada ( o quanto der, eu por exemplo gosto de  MUITO  queijo);
- Queijo Parmesão ralado;
-Presunto picado;
- 1 tomate picado;
- orégano.

Modo de fazer:

Cozinhe as batatas por 10 minutos, mas para essa receita a batata não pode ficar muito cozida, não pode ficar no ponto de amassar para fazer purê. Ela tem que ficar mais firme. Depois de cozidas, rale as batatas com o lado grosso do ralo e tempere com sal. Em uma frigideira média e de preferência antiaderente, coloque 2 colheres de sopa de óleo e coloque uma camada da batata ralada, fazendo uma espécie de "cama" de batata. A batata vai começar a fritar e a dourar, coloque o recheio e faça outra camada com batata por cima do recheio. Nessa hora, com ajuda de uma espátula, vá arrumando as bordas para o recheio não vazar. Quando a parte debaixo da batata estiver dourada, com ajuda da espátula você vira a batata, para que a parte que cobriu o recheio doure também (sim, nessa parte tem que ser ninja), mas não é difícil não, só tem que tomar um pouquinho de cuidado para não despencar tudo. Quando a parte debaixo estiver dourada está pronta a batata!
Posso garantir, fica deliciosa!





quarta-feira, 17 de julho de 2013

Macarrão com molho de tomates pelados....

Ontem foi uma noite de meninas, então resolvi  fazer um macarrão super fácil e simples, mas que ficou muito gostoso, com molho de tomates pelados. O tomate pelado foi uma das minhas melhores descoberta dos últimos tempos! Quando o tomate estava pela hora da morte, ele foi um grande aliado. Sem contar que o sabor é muito bom, deixa o molho mais encorpado e é super prático.

Ingredientes:
- 1 cebola picada;
- 2 dentes de alho amassados;
- 3 colheres de óleo;
- 1 lata de tomate pelado picado ( eu usei o que já vem picadinho, mas você pode usar o que vem inteiro também, é só ir amassando com o garfo);
-sal a gosto;
- 1 pitada de açúcar;
- Manjericão a gosto;
- Salsinha picada a gosto;
- orégano fresco a gosto;
- 1 pacote de macarrão tipo ninho.

Modo de fazer:
Cozinhar o macarrão em uma panela com aproximadamente 2 litros de água, com uma pitada de sal.
Molho: Em uma panela coloque o óleo e a cebola e deixe dourar, acrescente o alho, em seguida coloque o tomate pelado, sal e o açúcar e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos em fogo baixo. Acrescente a salsinha picada, o orégano fresco e o manjericão, deixe cozinhar mais uns 5 minutinhos e está pronto.
Escorra o macarrão e acrescente o molho! Super fácil e muito saboroso.




quarta-feira, 10 de julho de 2013

Arroz 7 grãos....


O arroz 7 grãos foi uma grande descoberta para mim. Antes comia o integral, e já gostava bastante, acho ele muito mais saboroso que o arroz normal, mas depois que experimentei o 7 grãos, o integral ficou em segundo plano.
Ele é chamado de 7 grãos pois contém: arroz integral, aveia integral, centeio, trigo, arroz preto, soja, lentilha e quinoa.
Ele é muito utilizado e recomendado por nutricionistas para quem faz dieta, pois garante uma sensação de saciedade maior que o arroz normal.
O tempo de preparo é maior que o arroz normal, porque ele demora um pouquinho mais para cozinhar.

Vamos a receita:
Ingredientes
- 1 copo de arroz 7 grãos lavado;
- 1 dente de alho amassado;
- 1 colher de sopa de óleo;
- sal à gosto;
- 4 copos de água.

Modo de preparo:
 O modo de preparo é igual ao do arroz normal. Frite o alho em uma colher de sopa de óleo, acrescente o arroz e o sal, acrescente a água e deixe cozinhar por aproximadamente 45 minutos. Sim, ele demora um pouco mais para cozinhar.




terça-feira, 9 de julho de 2013

Trufas de Morango...


Hoje resolvi aproveitar a folga do feriado para fazer umas trufas. São super fáceis de fazer. Fiz de morango pela primeira vez e fez sucesso aqui em casa.

Vamos a receita:

Massa:
- 400 g de chocolate branco picado;
- 200 g de creme de leite ( 1 caixinha);
- 2 colheres de sopa de pó para preparo de sobremesa sabor morango;

Cobertura:
- 500 g de chocolate ao leite fracionado derretido.
- Chocolate em pó 50% cacau.

Modo de Fazer:
 Derreta o chocolate branco no microondas ou em banho maria, misture o creme de leite e mexa até o chocolate ficar bem lisinho, acrescente as 2 colheres do pó para preparo de sobremesa sabor morango e mexa bem. Esse pó é super fácil de encontrar, em qualquer loja que vende produtos para confeitaria você encontra. Levar na geladeira por 8 horas. Eu costumo deixar de um dia para o outro na geladeira para ficar bem firme e facilitar na hora de enrolar as trufas.
Depois de 8 horas na geladeira, com a ajuda de uma colher, enrole as bolinhas e coloque sobre uma superfície lisa. Depois que as bolinhas estiverem prontas, banhar em chocolate fracionado derretido e esperar secar. Quando o chocolate estiver bem seco, passar as trufas no chocolate em pó.

Super fácil não é?

Espero que tenham gostado.




segunda-feira, 8 de julho de 2013

Bolos...




O que não pode faltar em uma festa infantil? Com certeza, o bolo!
Hoje em dia, ele é indispensável na hora de compor a decoração da festa. Temáticos ou não, merecem uma atenção na hora de escolher. Eu particularmente prefiro os tradicionais, os bolos decorados com pasta americana não me agrada muito.  E pra quem acha que não é possível ter um bolo lindo sem pasta americana, ta ai a prova!  Ficam lindos.
Esses que eu postei são da Roseli Bolos Artesanais. Além de lindos são deliciosos.

Espero que tenham gostado. No final da semana volto com mais novidades.

E curtam a página do Pitada de Gula no facebook
www.facebook.com/pitadadegula


sexta-feira, 5 de julho de 2013

Risoto de Palmito com alho poró...


Confesso, risotos é uma das minhas receitas preferidas! Gosto muito de fazer, cada vez que faço é uma descoberta nova, uma coisinha que dá pra acrescentar daqui, um sabor novo dali. São muitas receitas e variações.
O meu preferido é o de palmito com alho poró. É um prato mais elaborado, mas não é difícil de fazer, só demanda uma certa atenção maior porque tem que mexer o tempo todo.
Uma receita ótima para esses dias mais frios que a gente acaba dispensando a saladinha e partimos para uma receita mais quente ...

Então preparem os braços e vamos a receita....


quinta-feira, 4 de julho de 2013

Brigadeiro com raspas de chocolate


Como esta é minha primeira vez por aqui, nada melhor do que me apresentar!
Prazer! Meu nome é Fernanda Cavellani, tenho 23 anos, funcionária pública, estou terminando a faculdade de Gestão Empresarial ( ufa!)  e tenho como meu hobby preferido a culinária! Não, não sou chefe, não fiz curso nenhum. Sou uma apaixonada pela cozinha e tudo o que ela pode me trazer de bom. Posso dizer que tudo isso veio de berço. Minha família é dessas que se reúne todo final de semana envolta de uma mesa farta ( até demais as vezes) , regada a muita comida e bebida e vira uma falação só ( somos descendentes  de italianos, não podemos esperar que seja diferente). Em casa, o ponto de encontro de todo mundo é na cozinha. Há tempos tenho vontade de fazer um blog, mas nunca coloquei em prática, agora é a hora.

Vamos começar com a  receita do moreninho mais famoso do Brasil.
Não, eu não conheço ninguém que não goste dele. O nosso famoso brigadeiro. Antes era muito conhecido por estar sempre presente nas festas infantis, hoje em dia ganhou muitas variações e surgiram várias receitas sofisticadas.

Vamos a receita...

Massa:

- 1 caixinha de Leite condensado;
- 1 colher de manteiga;
- 2 colheres de chocolate em pó 50 % cacau ( sim, chocolate em pó e não achocolatado);
- 1 colher de glucose de milho ( serve para dar maciez para o doce, mas se não encontrar não tem problema, não interfere no sabor).

Cobertura: 

- Chocolate ao Leite ralado.

Modo de fazer: 

Em uma panela coloque o leite condensado, a manteiga, o chocolate em pó e a glucose. Leve ao fogo e mexa sem parar até que a massa comece a desgrudar do fundo da panela ( cuidado porque nessa hora ele espirra MUITO, por isso, utilize sempre uma colher de pau de cabo comprido). Se você quiser um brigadeiro no ponto de enrolar, mexa bem por uns 5 minutos depois que a massa começar a desgrudar do fundo da panela, se você preferir um ponto de "colher" , quando ela começar a desgrudar do fundo da panela já está bom.
Coloque em uma vasilha e espere esfriar. Quando a massa estiver bem fria leve-a para a geladeira por umas 2 horas. Depois de 2 horas na geladeira é só untar a mão com manteiga e ir enrolando as bolinhas, com a ajuda de uma colher e ir passando nas raspas de chocolate!